Notícias e Eventos
Confira tudo que acontece na CERMOFUL
Informamos que em virtude dos temporais que atingiram a região na tarde/noite desta segunda-feira, com fortes ventos, raios e chuva, ocorreu falta de energia no sistema de transmissão da Celesc para a Cermoful. O fornecimento foi interrompido para 11.686 associados da cooperativa. Como o sistema automático de religação à distância da Celesc não funcionou, os 10 quilômetros da linha de distribuição que se encontram em áreas rurais tiveram que ser percorridos para que o problema fosse encontrado. O tempo total do desligamento foi de 3h50min.
A queda do sistema foi registrada pela Cermoful às 19h04min, quando as proteções de segurança da subestação atuaram. A partir daí começou todo processo de restabelecimento. No primeiro contato feito com o COD da Celesc ocorreu uma tentativa de religação automática que não obteve sucesso. Em seguida o comando estadual da Celesc informou que não seriam feitas mais tentativas sem que as 35 torres entre Içara e Morro da Fumaça fossem verificadas in loco. Começou então a operação de campo em que a Cermoful também disponibilizou equipes para auxiliar o trabalho da Celesc.
Após percorrer todo trajeto em área rural com terrenos alagados e densa vegetação uma nova tentativa de religação foi autorizada. Desta vez com sucesso. O sistema retornou ao normal às 22h50min. Apesar da Cermoful não ser responsável pela ocorrência, o departamento técnico está à disposição para prestar esclarecimentos aos associados. Durante a queda de energia também foram prestados esclarecimentos através dos canais de comunicação da Cermoful, que registraram mais de 530 ligações enquanto as equipes trabalhavam para restabelecer o fornecimento de energia.
Salientamos que o sistema considera em 1º lugar a segurança dos consumidores e funcionários que operam as redes de distribuição.
Nova subestação vai ajudar a minimizar problemas
Informamos ainda que está em construção a subestação da Cermoful no bairro Linha Batista. Essa subestação vai operar com capacidade de 26 MVA e após sua conclusão problemas como o ocorrido nesta segunda-feira deverão ser resolvidos em até 15 minutos. O início das operações na subestação da Cermoful está previsto já para o ano de 2014.
Pedimos desculpas pelo transtorno e permanecemos à disposição para maiores esclarecimentos.
Ricardo Tadeu Canto Bittencourt
Presidente do Conselho de Administração