Notícias e Eventos
Confira tudo que acontece na CERMOFUL
Eles já foram responsáveis por 10% das quedas de energia em Santa Catarina. Na região de abrangência da Cermoful a instalação de afastadores nos postes que dificultam a construção de ninhos junto aos isoladores reduziu o número de incidentes à quase zero. Isso significa menos desligamentos e mortes dos pássaros que limpam o bico nos isoladores instalados nas cruzetas e provocam curtos-circuitos.
Cumprido as exigências legais e autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) a Cermoful está realizando a remoção dos ninhos desativados, localizados nos postes da rede elétrica. Foram catalogados 225 ninhos neste ano. O período ideal para a retirada dos ninhos se dá entre junho a agosto, meses em que não há ovos, nem filhotes. No entanto, neste ano, muitos pássaros ainda não abandonaram os locais.
"Antes dessa remoção, os funcionários são instruídos a observar se não há presença do pássaro”, explica a engenheira ambiental, Flávia Bittencourt Pagnan. Caso a retirada não ocorra no período autorizado o trabalho é interrompido, pois o pássaro já começa um novo ciclo de construção. “Já vimos os resultados desse trabalho de prevenção com os números obtidos atualmente”, completa.