Notícias e Eventos
Confira tudo que acontece na CERMOFUL
A Cermoful Desenvolvimento acaba de inaugurar em mais duas unidades de consumo projetos testes com microgeração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas. O Salão Paroquial de Estação Cocal e o Centro Comunitário do bairro Vila Ricca (Criciúma) são as novas unidades participantes dos testes que já somam cinco pontos estratégicos.
A iniciativa faz parte de um projeto piloto da cooperativa que pretende atuar na instalação de geradores fotovoltaicos em residências, indústrias e até na criação de uma Usina Solar Fotovoltaica.
Com os estudos realizados até o momento o projeto se mostra eficaz e viável. Conforme o engenheiro eletricista, Adelcio Cavagnóli, os números seguem dentro do projetado e as unidades de testes já estão pagando menos em suas faturas. “A APAE de Morro da Fumaça, por exemplo, que pagava em média R$ 250,00 por mês está recebendo sua fatura com no máximo R$ 90,00”, explica o engenheiro.
O presidente Ricardo Bittencourt ressalta que a busca por alternativas de energia limpa é prioridade para manter a prestação de serviço com qualidade e confiabilidade ao associado. “O mundo observa com preocupação a diminuição dos recursos naturais. Ao fazer os testes com o sol estamos buscando um caminho para solucionar futuros problemas sem agredir o meio ambiente”, destaca Bittencourt.
Como funciona o projeto
Os painéis captam a radiação solar e fazem sua conversão direta em energia elétrica. São módulos fotovoltaicos, inversores, estruturas metálicas e chaves de proteção. As células fotovoltaicas são construídas de material que transforma a energia radiante do sol diretamente em corrente elétrica. Esses sistemas não provocam qualquer tipo de poluição, trabalham na temperatura ambiente, têm vida útil de 20 anos e quase não necessitam de manutenção.